sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Bélgica, hospital de Gent e um colete por dois meses

Nos próximos dois meses vou ter que usar um colete e estou proibida de fazer atividade física nesse período. Já explico o que aconteceu.

Na última sexta-feira fui para a Bélgica. Ao chegar no aeroporto de Bruxelas, a Márcia estava me esperando para pegarmos um trem até Gent, cidade onde nosso amigo Marcelo está fazendo o doutorado (completo). Fomos recebidos pela Marcela (namorada dele) e pela Nina, a gata - uma fofa!

Passamos o sábado andando pela cidade e conhecemos muitas ruas - inclusive a que foi eleita a mais bonita do mundo.


Márcia, Marcela, Marcelo and I

Comemos frites, waffles e até um bolo de cenoura (com o qual eu estava sonhando há meses!) que a Marcela fez pra gente.



O tempo colaborou para o nosso passeio! :)

No domingo íamos para Bruges - comprar chocolates e conhecer esta bela cidade. Quando me levantei, fui tomar um banho. Mas aí aconteceu de eu escorregar na banheira e bater com minhas costas. Meus amigos acionaram o seguro saúde e fiquei deitada no chão, para permanecer imobilizada ao máximo. O hospital fica bem perto de onde eles moram, então assim que  chamaram a ambulância já vieram me buscar - eu e a Márcia nunca havíamos andado numa antes!

Depois de tirar o raio-x, ficamos na sala de espera e eu estava bem tranquila, animada para ir para Bruges - afinal eu entendi que nada de grave tinha acontecido. Entretanto ainda continuava doendo, principalmente se eu fazia alguns movimentos. Alguns minutos depois, o médico veio me dizer que era para eu deitar na maca, pois eu teria que passar pelo menos uma noite no hospital - e só poderia sair dali com um colete. Fiquei muito assustada. Então ele me explicou o que tinha acontecido: eu havia fraturado um osso da minha lombar. Ele disse que eu até poderia ficar sem colete mas que era arriscado. Não tive outra escolha a não ser passar o domingo no hospital jogando ‘adivinha quem é’  no iPad da Márcia, assistindo jogo de tênis e, claro, acompanhando o resultado das eleições. Passei a noite sozinha no hospital (não podia ter acompanhante) - mas todo mundo ficou em contato.

Até a Nina me mandou lembranças ^^

Na segunda-feira de tarde, quando o colete veio e recebi alta, senti uma alegria muito grande.



Com a Márcia no elevador do hospital depois de receber alta, feliz.

E agora, até meu corpo se recuperar da lesão, vou ter que ficar oito semanas com o colete - e, de acordo com o que a médica daqui me disse, vai doer nas primeiras quatro semanas (estou tomando medicamentos para amenizar). 

Ainda bem que tive a ajuda dos meus amigos, que me deram todo o suporte tanto físico quanto psicológico nesse momento difícil.

Minha gratidão eterna a vocês <3

Também estou me sentindo amparada e rodeada de muito afeto por todos os meus amigos, familiares e pelos conhecimentos que tenho adquirido com o estudo logosófico. E recordar de pessoas especiais que já passaram e passam por situações mais difíceis do que essa também tem me ajudado muito.

Quando cheguei em casa e vi meu maiô (que eu havia deixado secando no aquecedor) me deu um aperto. Mas estou feliz que será só por um tempo. :)


Obrigada a todos que, mesmo sem saber, estão me ajudando muito!
Um beijo enorme!
Bruninha

sábado, 18 de outubro de 2014

Pra que o outono?

Por causa da mudança de temperatura por aqui, aconteceu de eu ficar meio doentinha - nada grave, só congestionamento, tosse, enfim, coisas que estão me exigindo um pouco mais de repouso (e chá!) nos últimos dias.

Há duas semanas, no dia em que o frio mais intenso começou

Para me certificar de que não era nada grave, decidi ir no serviço de saúde que a universidade oferece. A médica que me examinou disse que eu não precisava de medicamento, pois meu corpo estava fazendo um ótimo trabalho. Caberia a mim fazer a minha parte, isto é, repousar e beber muito líquido, que naturalmente com o tempo eu ficaria melhor. Mas ela disse algo que me chamou muito a atenção: a melhor coisa a se fazer é ouvir o próprio corpo.

Voltei para casa me sentindo reconfortada (adoro médicos, são pessoas que me passam tanta confiança!) e também bastante pensativa. A natureza, na qual eu também estou inserida, funciona de forma tão perfeita - eu é que preciso aprender a fazer a minha parte direito!

Comecei a olhar ao meu redor. Agora estamos no outono, a estação em que as folhas mudam de cor e caem. Me perguntei por que isso acontece e fui pesquisar. O pessoal da biologia pode explicar bem melhor, mais vou tentar: pelo que entendi, com o afastamento do sol a clorofila (que tem o pigmento verde) diminui e as cores das outras substâncias aparecem mais nas folhas. E um ácido também se cria para que elas se soltem. É que com o frio a árvore precisa se preservar, poupar as energias ao máximo; a presença das folhas não compensa, pois sem o sol elas não podem mais produzir energia e, ao invés disso, sobrecarregam a planta. Preparando-se para a estação mais fria, o inverno, elas se desprendem daquilo que não servirá mais e protegem sua parte mais importante.

Esse lindo processo da vida da árvore permite que ocorram ciclos de renovação e possibilita que ela viva harmoniosamente no ambiente que habita. Que belo exemplo! Ela se adapta às exigências das mudanças, desprende-se do que não deve mais fazer parte de si, prova sua capacidade de resistência, trabalha para o surgimento de novas folhas, enfim… abre-se para as transformações! :)

Há tanto conhecimento que devo descobrir por detrás de tudo o que existe! Se, como a árvore, eu também souber me adaptar às diversas circunstâncias que surgem, me situando dentro da realidade, quantas flores e frutos irão brotar, deixando a árvore de minha vida sempre coerente, bela e produtiva em qualquer estação!

Algumas fotos no Botanical Gardens, na Universidade:

Com Carol, Maitê e Usuf

 
 
 

 

Curtam a primavera no Brasil! ;)
Com saudades de todos!
Beijos!
Bruninha

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Linguística Forense / Forensic Linguistics

A linguagem está presente em praticamente tudo o que fazemos. É por meio dela que conversamos, nos informamos, acessamos conhecimentos… enfim, interagimos e desenvolvemos diversas atividades.
Language is present in nearly all activities we carry daily. Through language we talk, get informed, access knowledge… i.e., we interact and do many things.

Uma área muito importante que rege nossas vidas em sociedade e em que a linguagem cumpre função primordial é o Direito.
A very important area that regulates social life, in which language plays a crucial role, is Law.

Ao longo dos últimos anos, importantes pesquisadores (incluindo meu orientador, Dr. Malcolm Coulthard) tem demonstrado em seus trabalhos as contribuições que conhecimentos e recursos advindos dos Estudos da Linguagem podem trazer para o Direito.
During the last years, important scholars (including my supervisor, Dr. Malcolm Coulthard) have demonstrated how knowledge and resources derived from Linguistics can contribute to Law.

Com a colaboração de pesquisadores da área ao redor do mundo, que nos enviaram seus artigos, lançamos o primeiro número da revista bilíngue Linguagem e Direito / Language and Law, que pode ser acessada gratuitamente na Biblioteca Digital:
With the support of researchers in the area from different parts of the world, who sent us their articles, we published the first issue of the Bilingual Journal Language and Law / Linguagem e Direito - with free access:

http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id1444id2666&sum=sim

Primeiro número da revista
First issue of the Journal

Meu time! No Congresso Linguagem e Direito em Florianópolis - Dezembro de 2013
My team! At the Conference Language and Law in Florianóopolis - December 2013.

Beijos! XX
Bruninha

Happy B-Day! IV

'Bicicletas, bolos e outras alegrias' é aquela música da Vanessa da Mata. Ganhei isso no meu aniversário! Além de pantufas, chocolates, bolsa fofa, sopa, Chew main (um prato romeno), cartões… e principalmente muito, muito afeto dos meus amigos, tão especiais, que me fizeram sentir em casa!

 Na ausência da mãe, a Ioana me fez um bolo 'tropical', segundo ela… 
Detalhe: verde e amarelo! ^^

No metrô com Ioana e Alx

Beijos!
Bruninha

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Happy B-Day! III

Nos dias em que eu tenho aula de natação às 6 da manhã preciso me acordar pelo menos às 5:20 para dar tempo de comer alguma coisa, me aprontar e chegar na universidade. A hora entre o momento que acordo e o que eu caio na piscina é bem difícil - mas compensa as outras 23 horas do dia. 
Para tentar tornar essa hora mais leve, eu checo mensagens e e-mails no meu celular. 
E ontem, ao olhar as mensagens do grupo da família no Whatsapp, vi que havia um vídeo postado por minha irmã como homenagem pelo meu aniversário... ela gravou vários membros da família me mandando beijos! Já comecei o dia bem! :)

Vídeo com meus familiares mandando beijos!

Ao longo do dia recebi muitas mensagens carinhosas de pessoas especiais, que tornaram o meu dia ainda mais feliz. 
Antes de vir para Birmingham, não sabia como ia ser passar o meu aniversário aqui, sem o bolo da minha mãe, longe da família e dos amigos e sem a minha tradicional festa de aniversário. Até imaginava que iria sofrer e que não seria um dia tão feliz - mas eu estava enganada..

 
O céu em Birmingham no dia do meu aniversário!

Mais tarde encontrei Maitê, Carol e Flávia, três amigas brasileiras maravilhosas que me fizeram companhia para comemorar meu aniversário com cider, parabéns, vela e muita conversa boa!

 Comemorando meu aniver com Maitê, Carol e Flávia.

Cider não podia faltar!

Elas me deram presente! :)
Ganhei um livro sobre Birmingham, clipes de bicicletas... e um cartão lindo!

 Soprando a velinha!

Já estou com saudades da Carol...

E, pra completar, FaceTime com sisters antes do Skype com mãe e Helô

Obrigada a todos pelo carinho! Amo fazer aniversário e vocês fizeram com que esse dia 2 de outubro fosse vivido por mim num outono de forma tão especial! :)

Beijos!
Bruninha

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Happy B-Day! II

Since 2 of June 2014 my Mondays, Wednesdays and Thursdays mornings have not been the same. I was welcome by the sweetest Coach in the world, and I’ve had the honour of being part of the UoB Triathlon Team. I’ve met the most amazing people in Birmingham, who have given me the opportunity of living so many happy moments! I am grateful to all of you - you have enriched my life!

Prepared a chocolate cake yesterday - it’s full of cocoa and love!

Starting my B-Day swimming…

…and having English Breakfast, which I love, …

…with amazing people that I love:

Becky, Rosie and Fiona

With my Coach Louise

Jenny and Marie

My cake was approved!

B-Day Cards! ^^ So sweet, girls! <3

Loads of kisses!
Bruninha

Happy B-Day! I

Bruninha é alegre
e ama a vida.
Tem como missão:
ser docente e amiga;
crescer com as lutas;
se aperfeiçoar;
formar sua imagem
e um mundo criar —
o seu mundo próprio,
pra nele habitar
com os sentimentos
e os bons pensamentos
e com sua essência
se identificar,
pra felicidade
consigo levar
onde quer que esteja
e expressar a beleza
que da natureza
pôde retirar.

Bruninha escritora,
atleta amadora,
atriz-professora,
uma pesquisadora e
colaboradora
da humanidade.
É grata, contente,
ama e é paciente,
tem boa vontade
pra perseverar
sendo a criadora
de seu mundo próprio
e nele reinar.